Produzir a bile
A bile é um fluido importante que ajuda a excretar substâncias que não foram eliminadas pelos rins e auxilia na absorção e digestão de gorduras2.
O fígado é um órgão importante para o corpo humano, pois desempenha uma série de funções vitais que mantêm o metabolismo, a imunidade, a digestão, a desintoxicação e o armazenamento de vitaminas, entre outras atividades ativas2.
Sim, exageros sobrecarregam o fígado. Existem vários programas que nos fazem sair de uma dieta normal: confraternizações, happy hours, rodízios e open bar19.
Geralmente, nesses locais, consumimos alimentos pesados e gordurosos, como churrasco e frituras, além de bebidas. Assim, o fígado precisa trabalhar mais intensamente para digerir essa grande quantidade de comida19-20.
O álcool é metabolizado pelo fígado, o que produz substâncias químicas tóxicas que danificam e matam as células hepáticas. Embora se regenere, o órgão não acompanha os danos causados pelo consumo regular de muita bebida alcoólica3.
Algumas causas de problemas no fígado, como doenças genéticas e autoimunes, estão totalmente fora de controle. Porém, outros fatores de risco, como álcool e alimentação, são controláveis3.
Em pessoas acima do peso a gordura pode se acumular no fígado, podendo causar doença hepática gordurosa. O quadro não é sério, mas deve-se ter atenção. Manter o peso em uma faixa saudável e praticar exercícios físicos ajuda a diminuir o risco de doenças hepáticas3.
A maioria dos problemas no fígado não provocam sintomas, principalmente em sua fase inicial. Alguns sintomas podem começar a demonstrar algum impacto em seu fígado. Conheça os mais comuns:
Em muitos casos, mudanças no estilo de vida são o tratamento primário para as doenças hepáticas, pois reduzir a carga tóxica no fígado é fundamental, principalmente, nos casos relacionados ao excesso de armazenamento de gordura, álcool ou outras toxinas12.
O diagnóstico precoce é essencial para tratar qualquer alteração de forma eficaz antes que causem danos permanentes12. Siga as dicas a seguir para prevenir problemas no fígado:
Há mais de 50 anos no mercado, Epocler se consolidou como sinônimo de tradição na categoria.
Epocler é um medicamento líquido composto por três aminoácidos: colina, betaína e racemetionina. Cada flaconete de 10 ml corresponde a uma dose, que pode ser ingerida até três vezes ao dia, antes das principais refeições, ou conforme recomendação médica14.
Os flaconetes fornecem uma combinação de aminoácidos indicados para os cuidados com o fígado após momentos de exagero ou momento de problemas hepáticos com eficácia e segurança14.
Dupla ação no fígado: reduz as toxinas e evita o acúmulo de gorduras14.