
Já reparou que, quando se trata do uso correto de medicamentos, sempre surge alguma questão? Um exemplo de dúvida frequente é se pode tomar Epocler em jejum.
Essa pergunta é comum porque alguns remédios podem irritar a mucosa estomacal e causar desconfortos gástricos quando consumidos de estômago vazio1.
Por outro lado, existem medicamentos cuja ação depende do jejum e da regularidade de horário para proporcionar o efeito esperado1.
Então, saber todos os detalhes sobre a medicação prescrita em qualquer tratamento é fundamental para evitar os danos da utilização incorreta à saúde.
Neste artigo, detalhamos as recomendações para o uso seguro de Epocler, se pode tomar sem comer, o melhor horário e o modo correto de tomar, conforme as instruções da bula.
Resumo:
- A bula orienta que não se pode tomar Epocler em jejum devido ao risco eventual de distúrbios gástricos1.
- O ideal é tomar o remédio antes das refeições. Ou seja, comer logo após a ingestão oral do medicamento1.
- A dose recomendada é de um flaconete, até três vezes ao dia, sem jamais exceder essa quantidade por conta própria1.
Conteúdos relacionados:
- Epocler: antes ou depois de beber? Entenda para que serve
- Qual a composição de Epocler? Para que serve o medicamento
- Flaconete para o fígado: para que serve Epocler e quando tomar
Boa leitura!
Tomar remédio sem comer pode causar desconforto abdominal?
Medicamentos de via oral podem impactar o sistema digestivo de maneiras diversas. Embora geralmente sejam seguros e eficazes — e muitos precisem ser tomados em jejum —, podem causar efeitos adversos em algumas pessoas3.
Por exemplo, a interação entre remédios tomados ao mesmo tempo pode causar efeitos colaterais prejudiciais. Além disso, é fundamental informar ao médico sobre alergias, sensibilidades e outras condições de saúde antes de iniciar um novo tratamento3.
Pessoas com intolerância alimentar, como ao glúten ou à lactose, devem garantir que os medicamentos utilizados não contenham aditivos com essas substâncias3.
Conheça os efeitos que podem ocorrer no sistema digestivo ao tomar medicamentos.
- Constipação: alguns medicamentos podem interferir na atividade nervosa e muscular do cólon, parte do intestino grosso, o que leva a uma passagem mais lenta e difícil das fezes3.
- Diarreia: alguns remédios podem desequilibrar a microbiota do intestino grosso, o que permite o crescimento excessivo da bactéria Clostridium difficile. Essa alteração pode causar diarreia e até colite, uma condição caracterizada por fezes muito soltas e aquosas3.
- Irritação do esôfago: dificuldades para engolir ou ingerir um medicamento sem água podem fazer com que o comprimido ou cápsula fique retido na região e libere substâncias químicas que irritam o revestimento do esôfago3.
- Irritação do estômago: alguns remédios podem reduzir a capacidade do revestimento interno de resistir ao ácido produzido no estômago, o que pode, em alguns casos, causar inflamação da mucosa (gastrite), úlceras, sangramentos ou até perfuração do revestimento3.
- Refluxo ácido: alguns medicamentos podem afetar o funcionamento do esfíncter, a válvula entre o esôfago e o estômago que controla a passagem de alimentos após a deglutição, o que aumenta as chances de refluxo3.
As alterações gástricas dependem do tipo de remédio e das características individuais de cada paciente. Portanto, conserve com seu médico e oriente-se sobre formas de evitar ou amenizar os desconfortos durante o tratamento, sem interferir na eficácia do medicamento.
Afinal, pode tomar Epocler em jejum?
Segundo a bula, Epocler não deve ser ingerido em jejum, pois pode causar distúrbios gástricos. O ideal é planejar o uso do medicamento para poucos minutos antes de uma refeição1. Dessa forma, além de evitar qualquer desconforto, essa estratégia otimiza os efeitos de Epocler no fígado e na digestão.
Com esse cuidado, Epocler não fica no estômago vazio por muito tempo, o que previne eventuais problemas durante o tratamento.
Para não ter que lidar com eventuais os desconfortos estomacais, converse com o médico sobre qualquer doença gastrointestinal preexistente, por exemplo, gastrite3. Assim, é possível personalizar a indicação e evitar qualquer efeito desagradável.
Qual o melhor horário para tomar Epocler?
O melhor horário para tomar Epocler é antes das principais refeições, por exemplo, café da manhã, almoço e jantar. Essa indicação pode variar conforme os critérios do médico para o tratamento1.
Porém, pacientes com problemas gástricos ou sensibilidade a medicamentos podem solicitar uma prescrição ajustada para não incluir doses em períodos sem alimentação, o que reduz o risco de desconfortos.
Em caso de dúvida, recorra à bula para seguir o modo de tomar mais seguro e consulte um profissional de saúde, se necessário.
Como tomar Epocler corretamente?
Além de indicar que não se pode tomar Epocler sem comer, a bula recomenda a dose de um flaconete até três vezes ao dia, preferencialmente antes das refeições ou conforme orientação médica1.
Dessa forma, a dosagem máxima recomendada de três flaconetes por dia corresponde a:
- 3.000 mg/dia de colina;
- 1.500 mg/dia de betaína;
- 300 mg/dia de metionina.
Essas quantidades são o máximo que uma pessoa pode ingerir sem riscos à saúde. Portanto, não ultrapasse a recomendação, exceto com o aval de um médico1.
Por ser um medicamento em dose única para o fígado, a chance de ocorrer uma superdosagem acidental com efeitos adversos graves é baixa1.
O flaconete de Epocler contém 10 ml, a quantidade ideal para proporcionar os benefícios hepáticos esperados, como normalizar o metabolismo proteico e lipídico, evitar o acúmulo de gordura e auxiliar na remoção de restos metabólicos e outras toxinas1.
Cuidado extra
Além de não tomar Epocler em jejum, outro cuidado importante é evitar bebidas alcoólicas durante o tratamento1.
Por exemplo, se utilizar o medicamento após um episódio de exagero no consumo de álcool, interrompa a ingestão dos drinks para garantir sua eficácia.
Além dessa recomendação, Epocler não é indicado para pessoas hipersensíveis aos componentes da fórmula, portadoras de cirrose hepática proveniente da ingestão de bebidas alcoólicas e menores de 12 anos1.
Leia também: Pode beber tomando antibiótico? Saiba curtir da forma certa!
Onde comprar Epocler?
Agora que respondemos se pode tomar Epocler em jejum, siga o modo de uso indicado na bula ou a prescrição do profissional de saúde que orienta o seu tratamento.
Você encontra Epocler em unidades avulsas ou embalagens com seis e 12 flaconetes em farmácias físicas e drogarias online.
Acesso o site para saber mais sobre as funções de Epocler e onde comprar!
Epocler. Citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Março2025.
2. Bula do medicamento Epocler