mulher com sintomas de queimação estomacal e ilustração do estômago em chamas sobreposta

Entre os sintomas de problemas gastroesofágicos, a pirose é um dos mais comuns. Popularmente conhecida como azia, é caracterizada pela sensação de queimação na boca do estômago. Em geral, o quadro é de baixo risco e acontece ocasionalmente após as principais refeições do dia 1.

No entanto, é preciso ficar atento quanto à frequência dessas queixas e tomar medidas para controlá-las. Afinal, o mal-estar pode ser provocado por condições crônicas, amplamente mais complexas e difíceis de tratar 1.

Exemplo disso é a doença do refluxo gastroesofágico, cuja incidência no Brasil é de aproximadamente 12%. Esse índice corresponde a cerca de 20 milhões de pessoas e ajuda a dar uma dimensão real do problema 2.

Para evitar a azia e ajudá-lo a identificar a causa dos sintomas que apresenta, esse post mostra o que pode ser a sensação de queimação estomacal, como é feito o tratamento e quais medidas servem para se precaver. Aproveite a leitura!

Resumo

  • Pirose, amplamente conhecida como azia, é o sintoma caracterizado pela ardência ou queimação no esôfago. Na maioria dos casos, o desconforto irradia da boca do estômago até a altura do peito e pode ser acompanhado por regurgitação ácida 1,3.
  • Causas comuns incluem inflamações do trato digestivo, refluxo gastroesofágico, tabagismo, inalação de fumaça, excesso de peso, hérnia de hiato, refeições exageradas, indigestão, deitar depois de comer, tomar medicamentos que irritam o estômago, ingerir comidas pesadas 3.
  • Para quem busca evitar a azia no dia a dia, recomenda-se comer porções menores e fazer intervalos menores entre as refeições, evitar ingredientes indigestos, parar de fumar, limitar o consumo de bebidas alcoólicas, adotar uma dieta mais equilibrada e levar uma vida mais ativa 3.

Conteúdos relacionados:

O que é pirose?

Mais conhecida como azia, pirose é o termo médico que caracteriza a ardência e queimação na boca do estômago. Geralmente, o sintoma costuma causar irritação na parte inferior do esôfago e pode se espalhar até o centro do peito, na altura do coração. É comum vir acompanhado de gosto amargo na boca, embora o refluxo do ácido não seja indispensável para o diagnóstico 1,3.

Na prática, não se trata de uma doença ou condição preocupante. Pode até ser normal, por vezes, sentir um pouco de azia depois de comer bastante ou ingerir comidas um pouco mais pesadas, como frituras e fast-foods 3.

Porém, a sensação faz parte de quadros mais sérios, principalmente as doenças que afetam o sistema digestivo. Desse modo, não é recomendado ignorá-la por completo 1,3.

Sensação de queimação: o que pode ser a causa?

A sensação de queimação no estômago pode ser causada por 1,3:

  1. Tabagismo e inalação de fumaça;
  2. Sobrepeso e obesidade;
  3. Hérnia de hiato;
  4. Refeições exageradas e pesadas;
  5. Indigestão e gases;
  6. Deitar logo depois de comer;
  7. Remédios que irritam o estômago;
  8. Consumo de alimentos indigestos;
  9. Inflamação no trato digestivo;
  10. Refluxo gastroesofágico.

Entenda!

1. Tabagismo e inalação de fumaça

O tabagismo e a inalação de fumaça (ou outros poluentes aéreos) podem causar irritações prolongadas no trato esofágico. Esse cenário aumenta a sensibilidade local e favorece os episódios de azia 1,3.

2. Sobrepeso e obesidade

O excesso de peso pode aumentar a pressão no abdômen e servir de gatilho externo para a queimação esporádica 1,3.

3. Hérnia de hiato

A hérnia de hiato é uma doença crônica que ocorre quando o estômago desloca o diafragma. Além de impactar a respiração, o quadro pode causar sintomas gastroesofágicos com frequência 1,3.

4. Refeições exageradas e pesadas

Uma causa comum para a azia pós-prandial (depois de comer) é a ingestão de porções exageradas de comida. A situação pode até se complicar caso envolva alimentos pesados e mais difíceis de digerir, como carnes gordurosas e frituras 1,3.

5. Indigestão e acúmulo de gases no trato digestivo

Associado ao tópico anterior, a digestão lenta pode provocar o acúmulo de gases no estômago. Nesse cenário, os sintomas incluem queimação, flatulências e arrotos, entre outros 1,3.

6. Deitar logo depois de comer

Principalmente ao anoitecer, deitar logo após as refeições pode ser a receita para um episódio de azia. Para evitar esse mal-estar, além de jantar mais cedo, procure elevar a cabeceira da cama ou usar travesseiros extras 1,3.

7. Uso de medicamentos que irritam o estômago

Existem diversos fármacos que irritam o estômago, inclusive medicamentos de uso contínuo. Se esse caso é familiar, pode ser necessário conversar com seu médico para pedir a troca do remédio ou a prescrição de um produto que proteja o trato digestivo 1,3.

8. Consumo excessivo de alimentos indigestos

Conforme mencionado, existem comidas consideradas mais pesadas e indigestas. Os principais exemplos são 1,3:

  • carnes vermelhas, especialmente cortes com alto teor de gordura;
  • café;
  • chocolates;
  • frutas cítricas;
  • bebidas alcoólicas;
  • frituras;
  • alimentos processados.

9. Inflamação no sistema digestivo

Diversos processos inflamatórios do trato digestivo podem desencadear crises de azia. É o caso da gastrite e da esofagite. Sem tratamento, o quadro pode evoluir para uma úlcera, portanto é fundamental procurar ajuda médica para se tratar.

10. Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é uma das causas mais comuns para este sintoma. A condição pode ser aguda ou crônica. Em ambos os cenários, o suco gástrico sobe o esôfago devido ao enfraquecimento do esfíncter estomacal 1,3.

Como evitar a azia?

Se você quer saber como evitar a azia, a resposta está nos cuidados simples do dia a dia. Algumas mudanças no estilo de vida já ajudam a prevenir a queimação, como: 1,3:

  1. Prefira fazer refeições menores e com menor intervalo entre uma e outra;
  2. Saiba identificar e evite alimentos que servem de gatilho para a queimação;
  3. Procure parar de fumar e limitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  4. Se trabalhar em áreas com alto risco de poluentes inaláveis, use corretamente os equipamentos de proteção individual;
  5. Faça acompanhamento médico periódico para monitorar a saúde;
  6. Leve uma vida mais ativa e procure praticar atividades físicas regularmente;
  7. Evite o estresse e não se esqueça de cuidar da sua saúde mental;
  8. Invista em uma dieta equilibrada, nutritiva e saudável.

Qual remédio alivia a pirose?

Os principais medicamentos indicados para alívio da queimação são os antiácidos, pois neutralizam o excesso de acidez estomacal de maneira relativamente rápida. Outros ativos também podem ser úteis, como no caso de determinados anti-histamínicos (antialérgicos) e inibidores da bomba de prótons 3.

Existe relação entre azia e doenças do fígado?

Apesar de não ser tão comum quanto a relação com os problemas gastrointestinais e comportamentos citados, doenças do fígado podem causar episódios de azia. Geralmente, essa interação acontece quando os problemas hepáticos causam intoxicação, acúmulo de gorduras ou prejudicam o processo digestivo 4,5.

Para que serve Epocler?

Epocler serve para auxiliar no tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. Com citrato de colina, racemetionina e betaína, atua no fígado para eliminar o excesso de gorduras, toxinas e resíduos que podem causar danos ao órgão. Com base nos princípios ativos descritos na bula, não é indicado tomar Epocler especificamente para aliviar a pirose 6.

Antes de tomar o medicamento, converse com seu médico para entender se o uso é seguro e adequado 6.

Para mais informações, acesse a bula do Epocler e confira as ofertas da nossa loja online!

Epocler. Citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Agosto/2025.

Epocler Flaconete

Sobre o autor

Epocler

Epocler possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.

Conheça o autor

Família Epocler

Embalagem Epocler Flaconete

Epocler Flaconete

Caixa com 6 flaconetes

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Epocler Comprimido

Epocler Comprimido

Caixa com 6 flaconetes

Onde encontrar Saiba mais