
Os sintomas da azia estão presentes entre os problemas digestivos mais comuns. Apesar disso, você pode não saber o que causa esse mal-estar e como aliviá-lo. Geralmente, o quadro começa logo após as refeições e dura em torno de uma hora 1.
Nos cenários de menor risco, o desconforto surge com baixa intensidade e é pouco frequente, menos de duas vezes na semana. Por outro lado, a ocorrência diária indica uma condição mais grave e deve ser investigada por um médico 1.
Para compreender a pirose, como também é conhecida, e ajudar no diagnóstico, neste post você confere a definição, o que causa e o que é bom para azia.
Continue a leitura e fique por dentro!
Resumo
- Caracterizada pela sensação de queimação no esôfago, os sintomas da azia incluem ardor na garganta, regurgitação ácida e desconforto para engolir alimentos e saliva. Ocasionalmente, pode causar enjoo e dor no peito 1.
- Em relação ao que causa a azia, os principais culpados são os hábitos alimentares inadequados, como comer demais, não mastigar e engolir muito rápido. Além disso, o quadro pode ser sinal de problemas mais sérios, como refluxo, gastrite, úlcera, gastroparesia e hérnia de hiato 1,4.
- Raramente, o fígado inflamado causa a azia. Geralmente, doenças hepáticas são assintomáticas nas fases iniciais. Porém, danos contínuos provocam quadros generalizados de mal-estar que podem incluir a pirose 2,5.
Conteúdos relacionados:
- Epocler é bom para quê? Conheça as funções e como usar
- Fígado atacado: como melhorar e preservar a saúde hepática?
- Como eliminar gordura no fígado rápido? Sintomas e dieta
O que é azia?
Azia, também conhecida como pirose, é o ardor na garganta que se estende da entrada do estômago até a zona do esterno (osso frontal do tórax). Geralmente, esse desconforto é chamado de azia pós-prandial, pois acontece após fazer uma refeição volumosa. Nesse contexto, o quadro é leve e autolimitado. Ou seja, os sintomas desaparecem sem intervenção depois de poucas horas 1,4.
Na prática, essa não é uma condição médica isolada. Normalmente, a azia em si é o sintoma do mal-estar gástrico. Porém, por ser uma queixa tão comum e fácil de tratar, pode ser encarada dessa forma 1,4.
Quais são os sintomas da azia?
Os principais sintomas da azia são 1,4:
- ardência e queimação no fundo da garganta;
- gosto amargo ou azedo na boca;
- regurgitação ácida;
- dor ao engolir saliva;
- arrotos.
Em casos específicos e mais intensos, pode acompanhar as seguintes queixas 1,4:
- dor no peito;
- náusea e ânsia de vômito;
- desconforto que piora após deitar ou inclinar o tórax;
- soluço;
- garganta irritada;
- inflamação na laringe;
- tosse seca.
O que causa a azia?
No que diz respeito ao que causa a azia, as condições mais frequentes são 1,4:
- refluxo gastroesofágico;
- gastrite;
- úlcera péptica;
- gastroparesia (lentidão ou atraso no transporte dos alimentos pelo trato digestivo);
- câncer no estômago ou no esôfago;
- hérnia de hiato (dilatação parcial e crônica do estômago);
- hábitos alimentares ruins, como comer rápido demais, não mastigar a comida e passar várias horas em jejum.
Qual a relação entre azia e má digestão?
Apesar de serem diferentes, é comum haver uma correlação entre os sintomas da azia e a má digestão. Também chamada de dispepsia, é caracterizada pela dor no abdômen superior associada à sensação exagerada de plenitude gástrica 1,4,6.
De fato, existem manifestações presentes em ambos os casos, como eructação (arrotos) e queimação na garganta. Além disso, a má digestão pode causar 1,4,6:
- falta de apetite;
- saciedade precoce;
- dor abdominal;
- fadiga;
- gases;
- inchaço na barriga;
- constipação.
Por fim, destacamos que azia e má digestão podem acompanhar os mesmos tipos de doença. Por esse motivo, muitos acreditam que esses termos significam a mesma coisa 1.
O que é bom para azia?
Na maioria das vezes, não há necessidade de tratamento específico para melhorar a pirose. Nesse cenário, basta adotar medidas preventivas, como melhores hábitos alimentares e uma dieta mais saudável, para controlar os episódios agudos. Por outro lado, existem medicamentos e técnicas que amenizam o desconforto 1,4.
Em último caso, quando os sintomas são frequentes e estão cada vez mais intensos, é recomendado ir ao médico para descobrir a causa e procurar uma terapia dedicada à doença responsável pelo quadro 1,4.
Com base nessas informações, veja dicas com o que é bom para azia e má digestão:
Melhorar os hábitos alimentares
Inicialmente, é fundamental se certificar de que os hábitos alimentares estão em dia e são adequados para contribuir com o processo digestivo. Para esse fim, você deve 1,4:
- mastigar bastante a comida antes de engolir;
- fazer as refeições com calma;
- comer porções moderadas por refeição;
- evitar passar horas em jejum;
- diminuir o consumo de alimentos processados, gordurosos e difíceis de digerir, especialmente à noite;
- reduzir o consumo de café, refrigerantes e bebidas alcoólicas;
- evitar o uso de medicamentos que irritam o estômago sem necessidade.
Seguir uma dieta mais saudável
Além de evitar alimentos indigestos, ultraprocessados e gordurosos, bem como as bebidas alcoólicas e o café, é importante que inclua grupos alimentares mais saudáveis na dieta diária. Veja o que pode fazer parte do seu novo cardápio 1,4:
- fontes magras de proteína animal, como peixes e carne de frango;
- leguminosas como fontes de minerais e proteína vegetal, como feijão e lentilha;
- cereais integrais, como pães e arroz;
- frutas, legumes e verduras em geral, pois são fontes de fibras, vitaminas e outros nutrientes essenciais;
- sementes, nozes e castanhas.
Adotar medidas para aliviar os sintomas da azia
Embora seja melhor priorizar a prevenção, se os sintomas da azia incomodam bastante, você pode usar alternativas para amenizar o mal-estar. Nesse contexto, recomenda-se 1,3,4:
- manter o tronco ereto;
- evitar refeições pesadas à noite;
- elevar a cabeceira para diminuir o refluxo;
- tomar um remédio para queimação, como um antiácido, anti-histamínico ou anti-emético.
Investigar episódios frequentes e tratar causas primárias
Por fim, se a frequência dos sintomas da azia for diária ou recorrente, vale a pena investigar a causa. Nesse cenário, procure um gastroenterologista e descreva o quadro em detalhes. Se possível, informe-o sobre o que costuma comer nas refeições e quais remédios já tentou tomar 1,4.
Esses dados ajudam a descartar suspeitas e definir qual é a causa mais provável.
Fígado inflamado causa azia?
Apesar de ser raro, é correto afirmar que o fígado inflamado causa azia. Nessas condições, o impacto na função hepática pode resultar em sintomas que afetam outras áreas do corpo, principalmente no trato digestivo 2,5.
Veja outros sintomas comuns do fígado atacado 2,5:
- náusea;
- vômito;
- cansaço extremo;
- pele e olhos amarelados (icterícia);
- inchaço e dor no abdômen.
Ao notar esses sinais de alerta, é recomendado procurar um médico para diagnosticar ou descartar a possibilidade de doenças do fígado 2,5.
Epocler serve para azia?
Indicado para tratar distúrbios metabólicos hepáticos, não é correto afirmar que Epocler serve para azia, pois esse uso não consta na bula do remédio 7.
Desenvolvido com os aminoácidos citrato de colina, betaína e racemetionina, este medicamento age diretamente no fígado para prevenir e combater o acúmulo de gordura. Além disso, ajuda a eliminar restos do metabolismo e toxinas 7.
Nesses casos, basta tomar um flaconete de Epocler antes das principais refeições do dia (café-da-manhã, almoço e jantar) para aproveitar os benefícios para o tratamento 7.
Para saber mais sobre como e quando usar o produto, acesse a bula virtual ou visite nossa loja online!
Epocler. Citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Julho/2025.
Sobre o autor
Epocler
Epocler possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.
7. Bula de Epocler.