Tigela com azeite, fonte de gordura insaturada, rodeada por garrafas de azeite e metades de abacate em uma superfície de madeira rústica.

Por muito tempo, as gorduras foram vistas como vilãs de qualquer dieta, mas a ciência já comprovou que essa visão é incompleta. O segredo está em diferenciar os tipos e é nesse contexto que a gordura insaturada entra em cena, pois atua como uma aliada da sua saúde cardiovascular e metabólica 2.

Afinal, o erro é colocar todos os tipos de gordura no mesmo "pacote". Por um lado, as gorduras saturadas em excesso podem gerar inflamação e prejudicar o funcionamento do fígado e das artérias. Já as insaturadas são essenciais para o desenvolvimento e manutenção das células e podem ajudar a reduzir os níveis do colesterol "ruim" (LDL) 3, 4.

Continue a leitura, e conheça o que são gorduras insaturadas e como essas "gorduras do bem" podem ser incorporadas à sua rotina para cuidar melhor da sua saúde 3. Aproveite!

Resumo

  • As gorduras insaturadas são essenciais para a saúde, mas o consumo deve ser equilibrado, pois o excesso pode levar ao ganho de peso 1, 2.
  • Esses lipídios são aliados do coração e incluem as monoinsaturadas (como o azeite) e as poli-insaturadas 3, 4.
  • A gordura insaturada não faz mal e, inclusive, é a opção mais saudável. No entanto, o consumo deve ser equilibrado para evitar excesso de calorias e o desequilíbrio entre ômega-6 e ômega-3 5, 6, 7.
  • A gordura trans é a pior para o corpo e deve ser evitada. Em seguida, a gordura saturada exige moderação e o ideal é substituí-la pela insaturada 8-10.
  • Em momentos de sobrecarga digestiva, Epocler pode ser um aliado para ajudar no bom funcionamento do fígado 11-13.

Conteúdos relacionados:

O que são gorduras insaturadas?

São lipídios saudáveis, conhecidos popularmente como “gorduras boas”, essenciais para a absorção de vitaminas e o funcionamento metabólico do corpo 1, 5. Normalmente se apresentam em estado líquido à temperatura ambiente (como óleos vegetais) e são encontradas, em sua maioria, em alimentos de origem vegetal 6, 7.

Suas características se devem, em parte, à estrutura que apresentam. Enquanto as gorduras menos saudáveis se parecem com um bloco reto e compacto, a insaturada tem uma ou mais "curvas" ou "dobras" em seu formato 5.

Essa estrutura curva é o segredo. É essa característica que impede que as moléculas se grudem e fiquem sólidas com facilidade 5, 7. Desse modo, as gorduras se movem e atuam de forma eficaz dentro do seu organismo 6.

Quais os principais tipos de gorduras insaturadas?

São as monoinsaturadas e as poli-insaturadas. A diferença está na estrutura química: as monoinsaturadas (como as do azeite) têm apenas uma "dobra" ou ligação dupla, enquanto as poli-insaturadas (como as dos peixes e sementes) apresentam duas ou mais dobras 1, 8.

Saiba mais sobre quais são os principais tipos de gorduras insaturadas!

Gorduras monoinsaturadas

As monoinsaturadas são aquelas com apenas uma ligação dupla em sua composição, o que as torna mais estáveis. Por isso, se solidificam facilmente quando refrigeradas, mas permanecem líquidas na temperatura ambiente 9.

São abundantes em óleos vegetais de alta qualidade, como o azeite de oliva, óleo de canola, óleo de amendoim, e em alimentos como abacate, amendoim e a maioria das oleaginosas 7, 9.

Gorduras poli-insaturadas

As poli-insaturadas são mais complexas, pois contêm duas ou mais ligações duplas. Essa estrutura torna essas gorduras mais fluidas, mesmo quando refrigeradas 9. É nesse grupo que encontramos os famosos ácidos graxos essenciais, como o ômega-3 e o ômega-6, que nosso corpo não consegue produzir 3.

As principais fontes de ômega-3 são os peixes gordurosos de águas frias (salmão, sardinha, atum) e sementes como a linhaça 1, 6. Já o ômega-6 é mais comum em óleos vegetais (como óleo de girassol e soja) e nozes 7.

Leia também: Top 6 alimentos bons para o fígado + importância da dieta

Gordura insaturada faz mal?

Em geral, não, já que esse tipo é considerado o mais saudável e aliado do coração porque ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a proteger o organismo 1, 3. No entanto, como qualquer nutriente, o excesso pode ser prejudicial, especialmente se levar ao ganho de peso 2, 9.

A ideia de que a gordura insaturada faz mal surge porque, apesar de ser a "gordura boa", essa ainda é uma fonte de calorias 2, 10.

Se você exagerar nas oleaginosas (amêndoas, nozes) ou no azeite, por exemplo, o excesso calórico pode levar ao aumento de peso, o que, por sua vez, traz riscos à saúde. Portanto, o problema não é a qualidade da gordura, mas sim a quantidade total que você ingere 7.

Ainda, é preciso atenção ao tipo: enquanto a gordura monoinsaturada (ômega-9) é geralmente mais protetora, o desequilíbrio entre os poli-insaturados (ômega-6 e ômega-3) pode ser um risco 11, 12.

Isso porque a ingestão muito alta de ômega-6, sem o equilíbrio do ômega-3, pode promover um quadro de inflamação no organismo 11, 12.

Desse modo, lembre-se: é mais importante substituir a gordura saturada por insaturada do que consumir a insaturada sem moderação 8.

Qual a pior gordura para o corpo?

A gordura trans é a pior para a saúde e a que você deve evitar ao máximo por ser artificial 1. Esse tipo é duplamente perigoso: aumenta o colesterol ruim (LDL) e reduz o colesterol bom (HDL) no seu organismo, o que eleva o risco para doenças do coração 3, 11.

Em segundo lugar no ranking de atenção, está a gordura saturada, aquela presente em carnes, manteiga e laticínios 5, 6. Esse tipo não precisa ser eliminado, mas exige moderação, pois o consumo exagerado eleva o LDL, o colesterol que pode entupir as artérias 1, 7.

Saiba mais: Ovo faz mal ao fígado? Qual dieta trata esteatose hepática?

O grande segredo para o bem-estar do seu coração é fazer uma troca inteligente: substituir a gordura saturada pela insaturada sempre que possível 3.

Encontrada em alimentos como azeite, abacate e peixes, essa gordura boa é a sua grande aliada, pois ajuda a reduzir o colesterol LDL e protege o organismo 2, 7,10. Para uma dieta equilibrada, faça dela a principal fonte de gordura do seu prato, sem exagerar na quantidade total 2, 8.

Como equilibrar as gorduras boas e cuidar do fígado no dia a dia

O grande aprendizado é que a gordura insaturada não faz mal e ainda é uma aliada do coração quando consumida com equilíbrio 1, 2.

A regra de ouro é trocar a gordura saturada e eliminar a trans, para garantir que as gorduras boas sejam a principal fonte de lipídios da sua dieta. Para um plano alimentar realmente eficaz e seguro, sempre consulte um profissional de saúde 2, 7.

Ainda assim, buscar esse equilíbrio na alimentação é um desafio diário. Por mais que você se esforce em fazer as melhores escolhas, às vezes a rotina aperta, os exageros acontecem e a sensação de "peso" aparece.

Nesses momentos em que o fígado sente a sobrecarga, Epocler pode ser um grande aliado para ajudar no bom funcionamento do órgão 13.

Visite o site e saiba sobre como Epocler cuida do seu fígado!

Epocler. Citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Outubro/2025.

Epocler Flaconete

Sobre o autor

Epocler

Epocler possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.

Conheça o autor

1. Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular – 2021. Arq Bras Cardiol. 2021; 116(1):160-212. Disponível em: https://abccardiol.org/wp-content/uploads/articles_xml/0066-782X-abc-116-01-0160/0066-782X-abc-116-01-0160.x66747.pdf. Acesso em outubro/2025.


2. Harvard T.H. Chan School of Public Health. Prato: Alimentação Saudável (Portuguese). The Nutrition Source. Disponível em: https://nutritionsource.hsph.harvard.edu/healthy-eating-plate/translations/portuguese/. Acesso em outubro/2025.


3. American Heart Association (AHA). Monounsaturated Fats. Disponível em: https://www.heart.org/en/healthy-living/healthy-eating/eat-smart/fats/monounsaturated-fats. Acesso em outubro/2025.


4. U.S. National Library of Medicine. MedlinePlus. Facts about monounsaturated fats. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/patientinstructions/000785.htm. Acesso em outubro/2025.


5. Fundación Española del Corazón. Grasas. Disponível em: https://fundaciondelcorazon.com/nutricion/nutrientes/805-grasas.html. Acesso em outubro/2025.


6. Nestlé Brasil. O que são gorduras saturadas e insaturadas? Disponível em: https://www.nestle.com.br/perguntasfrequentes/produtos-e-marcas/respostas/gorduras-saturadas-e-insaturadas. Acesso em outubro/2025.


7. Mayo Clinic. Dietary fat: Know which to choose. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/in-depth/fat/art-20045550. Acesso em outubro/2025.


8. Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) via SciELO. I Diretriz sobre o consumo de gorduras e saúde cardiovascular. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abc/a/3TLGLy5VWGfTZfvZr8DxBHf. Acesso em outubro/2025.


9. MSD Manuals. Tipos de gordura. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/multimedia/table/tipos-de-gordura. Acesso em outubro/2025.


10. VEJA Saúde. O que é gordura insaturada e onde encontrar nos alimentos? Disponível em: https://saude.abril.com.br/alimentacao/o-que-e-gordura-insaturada-e-onde-encontrar-nos-alimentos/. Acesso em outubro/2025.


11. Continental Hospitals. Efeitos da gordura insaturada: mais complexos do que você pensa. Disponível em: https://continentalhospitals.com/pt/blog/unsaturated-fat-effects-more-complex-than-you-think/. Acesso em outubro/2025.


12. HCor. Especialistas do HCor esclarecem mitos e verdade sobre gordura. Disponível em: https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/especialistas-do-hcor-esclarecem-mitos-e-verdade-sobre-gordura/. Acesso em outubro/2025.


13. Epocler. Epocler Flaconete. Disponível em: https://www.epocler.com.br/produto/epocler-flaconete. Acesso em outubro/2025.


Família Epocler

Embalagem Epocler Flaconete

Epocler Flaconete

Caixa com 6 flaconetes

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Epocler Comprimido

Epocler Comprimido

Caixa com 6 flaconetes

Onde encontrar Saiba mais