Imagem do post Fígado e álcool: impactos da interação + riscos da cirrose

O consumo de álcool é um dos fatores causadores de mais de 200 doenças e lesões, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), inclusive, danos hepáticos, como acúmulo de gordura, hepatite e cirrose1-2. Sabia dessa relação entre fígado e álcool?

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema mostrou que, no Brasil, o consumo per capita de álcool em 2019 (ano base do documento) foi de 7,7 litros3.

A média está acima do índice das Américas (7,5 litros) e mundial (5,5 litros), mas abaixo do referencial de 2010, em que o consumo foi de 8,6 litros3.

Em outro comunicado, a OMS destacou que não existe nível de consumo de álcool seguro para a nossa saúde. Globalmente, 400 milhões de pessoas vivem com algum distúrbio por uso de álcool e drogas3-4.

Continue a leitura para entender os impactos do consumo excessivo de álcool no fígado, restrições para quem tem fígado gorduroso, como acontece a cirrose alcoólica e características hepáticas de pessoas alcoolistas.

Resumo:

  • O fígado é o órgão mais afetado pelo álcool, pois absorve e metaboliza grande parte da quantidade ingerida6.
  • Pacientes com gordura no fígado, causada ou não pelo álcool, devem se abster do consumo de bebidas2.
  • A cirrose hepática é uma complicação grave do consumo excessivo de álcool que causa danos permanentes ao tecido e funções hepáticas8.

Conteúdos relacionados:

Boa leitura!

Como o álcool afeta o fígado?

Na relação fígado e álcool, o órgão fica em desvantagem, pois o metabolismo do etanol gera resíduos tóxicos que podem causar lesões hepáticas e originar doenças futuramente5.

Porém, nem todas as pessoas que consomem álcool regularmente ou são alcoólatras têm problemas no fígado. A consequência depende principalmente de fatores genéticos que influenciam as respostas orgânicas5.

Fases do metabolismo do álcool

A absorção do álcool começa na boca, mas outros órgãos do trato gastrointestinal absorvem a substância, como esôfago, estômago e intestino grosso6.

Porém, o fígado fica com 75% do álcool captado na fase intestinal6. A velocidade com que o organismo absorve o etanol depende:

  • da velocidade de consumo da bebida6;
  • da presença de comida no estômago6;
  • do tipo de alimento consumido antes de beber6.

O fígado sofre mais com os danos causados pelo álcool porque, além de absorver a maior parte, é no órgão que acontece o processo de metabolização no organismo6.

Do total recebido, elimina mais de 90%. De 2% a 5% sai do corpo sem passar por nenhuma modificação pela urina, saliva, suor e respiração6.

A parte metabolizada passa por uma reação de oxidação com o apoio da enzima álcool desidrogenase (ADH) que gera acetaldeído, uma substância tóxica para o corpo6.

Depois, a enzima aldeído desidrogenase (ALDH) transforma o acetaldeído em acetato. A distribuição do resíduo para outros órgãos, como cérebro, coração, músculos e rins, acontece pela corrente sanguínea6.

Da ingestão até a absorção completa, o processo demora aproximadamente uma hora6.

Efeitos nocivos do uso prolongado

A interação constante de fígado e álcool pode aumentar o risco de desenvolver diversos problemas em longo prazo, como:

  • doenças hepáticas: fígado gorduroso, hepatite alcoólica e cirrose7;
  • distúrbios gastrointestinais: lesões e inflamação no esôfago e estômago7;
  • pancreatite: inflamação no pâncreas7;
  • neuropatia periférica: danificação dos nervos dos pés e das mãos7;
  • problemas cardíacos e vasculares: hipertensão, arritmia, infarto agudo e AVC7;
  • danos cerebrais: dificuldades no raciocínio, insônia, sono fragmentado, perda de equilíbrio e a coordenação motora7.

Fatores, como faixa etária, porte físico (altura e massa corporal), genética, condições de saúde atual e padrão de consumo de bebidas alcoólicas, influenciam o metabolismo do álcool6.

Essas diferenças também interferem nos riscos que determinadas pessoas têm de desenvolver problemas relacionados aos efeitos nocivos do álcool6.

Quem tem gordura no fígado pode consumir álcool?

O consumo de álcool não é recomendado tanto para quem desenvolve a doença devido a algum distúrbio metabólico (obesidade, hipertensão, diabetes) quanto para quem sofre do quadro por causa do consumo excessivo de álcool2.

90% das pessoas que bebem muito álcool desenvolvem gordura no fígado. O tratamento é eficaz na reversão da doença se houver abstinência total de qualquer tipo e quantidade de bebida alcoólica2.

Além disso, uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares, medicamentos e terapias comportamentais são práticas indicadas para auxiliar na recuperação do fígado e no tratamento das lesões2.

O que é cirrose alcoólica?

A cirrose alcoólica é uma doença em que acontece a substituição do tecido normal e funcional do fígado por um tecido com cicatriz (fibrose) e não funcional. A formação das cicatrizes acontece devido aos danos contínuos e repetidos ao órgão por causa do consumo excessivo e crônico de álcool8.

Essa troca prejudica a realização das funções hepáticas normais. O diagnóstico é grave porque não há cura para a cirrose. O dano causado ao fígado pelo álcool é permanente8.

Porém, é possível tratar a causa e as complicações por meio da abstinência de álcool. Assim, dá para evitar danos adicionais8. As principais complicações do quadro são:

  • ascite (inchaço na região abdominal devido ao acúmulo de líquido)2;
  • aumento do baço2;
  • distúrbio hemorrágico2;
  • encefalopatia hepática (alteração do funcionamento cerebral)2;
  • hipertensão portal (veia que leva sangue ao fígado)2;
  • insuficiência hepática2;
  • sangramento no trato digestivo2.

A cirrose alcoólica pode ser totalmente assintomática ou causar: cansaço, mal-estar geral, perda de apetite e peso, aumento das pontas dos dedos, icterícia (amarelamento da pele e branco dos olhos) e fezes claras, moles, oleosas e com odor acentuado8.

Se a descoberta da doença demorar e o quadro avançar, a via de tratamento mais indicada é o transplante de fígado. Além disso, o risco de câncer hepático é maior para pessoas com cirrose alcoólica8.

Características do fígado de alcoólatras

O fígado de um alcoólatra, pessoa que consome álcool compulsivamente e em longo prazo, pode ter excesso de gordura, inflamação e lesões permanentes devidos aos danos causados pelas toxinas do etanol e acúmulo de tecido cicatricial permanente, que pode encolher o tamanho do fígado e prejudicar seu funcionamento9.

Existe a possibilidade de recuperar os danos da interação fígado e álcool e evitar a progressão de doenças hepáticas com o apoio de uma equipe médica multidisciplinar que vai cuidar dos aspectos orgânicos e comportamentais do paciente9.

Epocler: o parceiro do seu fígado

Epocler é um parceiro do fígado que auxilia no tratamento dos distúrbios metabólicos hepáticos, além de prevenir a infiltração e o acúmulo de gordura e auxiliar na remoção de restos metabólicos e outras toxinas10.

A recomendação é tomar um flaconete de 10 ml antes das refeições, especialmente aqueles que envolvem exageros na comida e bebida10.

Vale destacar que a dosagem recomendada é de até três unidades por dia. Durante o tratamento, recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas10.

Você encontra Epocler nas principais farmácias e pode comprar o flaconete avulso ou as caixas econômicas com seis e 12 unidades.

Epocler. citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Janeiro/2025.

Epocler Flaconete

1. Álcool - OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde [Internet]. www.paho.org. Disponível em: https://www.paho.org/pt/topicos/alcool. Acesso em janeiro/2025.


2. Jackson W. Doença hepática relacionada ao álcool [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/doen%C3%A7as-hep%C3%A1ticas-e-da-ves%C3%ADcula-biliar/doen%C3%A7a-hep%C3%A1tica-relacionada-ao-%C3%A1lcool/doen%C3%A7a-hep%C3%A1tica-relacionada-ao-%C3%A1lcool. Acesso em janeiro/2025.


3. World Health Organization. Global Status Report on Alcohol and Health and Treatment of Substance Use Disorders [Internet]. www.who.int. 2024. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240096745. Acesso em janeiro/2025.


4. World Health Organization. No level of alcohol consumption is safe for our health [Internet]. World Health Organization. 2023. Disponível em: https://www.who.int/europe/news/item/04-01-2023-no-level-of-alcohol-consumption-is-safe-for-our-health. Acesso em janeiro/2025.


5. Álcool e Sistema Hepático - CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool [Internet]. cisa.org.br. Disponível em: https://cisa.org.br/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/62-alcool-e-sistema-hepatico. Acesso em janeiro/2025.


6. Metabolismo do álcool - CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool [Internet]. cisa.org.br. Disponível em: https://cisa.org.br/sua-saude/informativos/artigo/item/47-metabolismo-do-alcool. Acesso em janeiro/2025.


7. Alcoolismo: 10 danos à saúde - CISA - Centro de Informações sobre Saúde e Álcool [Internet]. cisa.org.br. Disponível em: https://cisa.org.br/pesquisa/artigos-cientificos/artigo/item/53-alcoolismo-10-danos-a-saude. Acesso em janeiro/2025.


8. Tae Hoon Lee. Cirrose hepática [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/doen%C3%A7as-hep%C3%A1ticas-e-da-ves%C3%ADcula-biliar/fibrose-e-cirrose-hep%C3%A1tica/cirrose-hep%C3%A1tica. Acesso em janeiro/2025.


9. Fatos rápidos: Doença hepática relacionada ao álcool - Manual MSD Versão Saúde para a Família [Internet]. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD; 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/fatos-r%C3%A1pidos-doen%C3%A7as-hep%C3%A1ticas-e-da-ves%C3%ADcula-biliar/doen%C3%A7a-hep%C3%A1tica-relacionada-ao-%C3%A1lcool/doen%C3%A7a-hep%C3%A1tica-relacionada-ao-%C3%A1lcool. Acesso em janeiro/2025.


10. Bula do produto Epocler flaconete.


Família Epocler

Embalagem Epocler Comprimido

Epocler Comprimido

Blíster com 10 comprimidos

Onde encontrar Saiba mais
Embalagem Epocler Flaconete

Epocler Flaconete

Flaconete 10mL

Onde encontrar Saiba mais