
Fenômeno em meio ao mercado das “canetas emagrecedoras”, a semaglutida é, na verdade, um medicamento indicado para tratar a diabetes tipo 2. Porém, efeitos secundários chamam a atenção de pessoas que buscam perder peso e até prevenir problemas no fígado. Se esse é o seu caso, antes de ir atrás da prescrição médica, vale a pena entender para que serve o Ozempic 1,2.
Em termos médicos, a semaglutida é um agonista de GLP-1, classe de fármacos que emulam hormônios que regulam a produção de insulina após as refeições. Assim, a substância pode elevar a glicose no sangue depois de comer 1,3.
No entanto, o ativo também promove sensação de saciedade, já que os peptídeos originais do organismo se comunicam com o cérebro para controlar o apetite. Resumidamente, você fica satisfeito por mais tempo, come menos e reduz a ingestão diária de calorias 1,2.
Mas como esse medicamento age na esteatose hepática? Será que Ozempic serve para tirar gordura do fígado? Continue a leitura para descobrir!
Resumo
- Ozempic é um medicamento à base de semaglutida, substância similar ao glucagon, peptídeo natural do corpo humano que controla a produção de insulina após as refeições 1.
- Ao inibir a síntese de glucagon, o Ozempic serve para elevar os níveis de insulina em pacientes com diabetes tipo 2, já que essa condição causa resistência e produção insuficiente do hormônio pancreático 3.
- Devido ao efeito off-label que estende a saciedade, diminui o apetite e facilita a adoção de uma dieta menos calórica, o Ozempic ficou famoso como um produto que auxilia no emagrecimento 2,3.
- O diabetes e o sobrepeso estão entre os principais fatores de risco para o acúmulo de gordura no fígado 4,5.
- A semaglutida pode beneficiar o tratamento de distúrbios metabólicos relacionados ao fígado gorduroso por supostamente prevenir o avanço do processo de fibrose. Porém, ainda são necessários mais estudos para confirmar os dados iniciais de pesquisas nesse sentido e estabelecer critérios de segurança 6,7.
Conteúdos relacionados
- O que é citrato de colina? Para que serve? Quais os benefícios?
- Dose única para o fígado: como funciona o medicamento?
- Qual a composição de Epocler? Para que serve o medicamento?
O que é Ozempic?
Ozempic é um dos nomes comerciais da semaglutida, ativo agonista do peptídeo glucagon-1, indicado para auxiliar no tratamento da diabetes tipo 2. Pode complementar o uso de outros medicamentos para diabetes, como é o caso da metformina, ou ser ingerido isoladamente 3.
Para que serve Ozempic?
Antes de entender para que serve Ozempic, é importante saber como o corpo reage a essa substância. Conforme explicado, a semaglutida imita a ação do hormônio GLP-1, que o próprio organismo produz, e tem uma estrutura muito parecida com a original — 94% semelhante 1.
Ao interagir com os receptores de GLP-1, a semaglutida estimula a secreção de insulina dependente de glicose. Esse evento funciona como gatilho para o aumento dos níveis de açúcar no sangue, especialmente após as refeições 1.
A diabetes tipo 2 se caracteriza pela alta resistência orgânica à insulina e produção insuficiente desse hormônio para atender às demandas do corpo. Consequentemente, os níveis de glicose ficam alterados e impactam o funcionamento do sistema endócrino 1.
Logo, a aplicação do Ozempic pode aumentar a presença de sinalizadores que regulam a produção da insulina 1.
Como o Ozempic auxilia na perda de peso?
A ação da semaglutida no hipotálamo é um grande destaque, pois mostra para que serve o Ozempic e, principalmente, demonstra a relevância desse medicamento. Como imita o hormônio GLP-1 por mais tempo, a substância pode 1:
- diminuir a sensação de fome;
- prolongar a saciedade;
- aliviar o desejo por comida.
Outros efeitos secundários do composto incluem 1:
- atraso no esvaziamento gástrico;
- aumento da proliferação de células beta no pâncreas, responsáveis por regular a secreção e produção dos hormônios insulina e amilina;
- redução do apetite geral por contribuir com a diminuição do glucagon secretado naturalmente.
O que é o fígado gorduroso?
Fígado gorduroso é uma doença que resulta no acúmulo anormal de triglicerídeos nas células hepáticas. Dessa forma, o quadro provoca uma sobrecarga que pode danificar os hepatócitos e causar inflamações 4,5.
Com o tempo, esse processo pode atingir um grau elevado, similar ao que acontece em outras doenças do fígado, como hepatite viral, fibrose e cirrose. Ou seja, há um acúmulo de tecido cicatricial, cicatrizes que enrijecem e impedem o funcionamento normal do órgão 4,5.
Entre os principais fatores de risco da esteatose hepática, como também é conhecida essa doença, destacam-se 4,5:
- colesterol alto (dislipidemia);
- diabetes tipo 2;
- obesidade e sobrepeso.
Ozempic serve para tirar gordura do fígado?
Já explicamos para que serve o Ozempic e o que é esteatose hepática. Agora nos resta entender como esses dois assuntos estão relacionados. Objetivamente, não há evidências concretas para acreditar que Ozempic serve para tirar gordura do fígado, mas estudos nessa área estão em desenvolvimento 1,6,7.
O primeiro exemplo é um estudo feito com outro tipo de agonista de receptor GLP-1, a tirzepatida. A pesquisa registrou o primeiro caso de hepatite e icterícia (amarelamento da pele e parte branca dos olhos devido ao excesso de bilirrubina no sangue) tratado com esse composto 6.
Segundo os responsáveis, a medicação pode ser aliada à perda de peso e controle da diabetes tipo 2, medidas essenciais para prevenir o agravamento da esteatose hepática 6.
Outra publicação apontou resultados positivos para a semaglutida. Nesse caso, existe a possibilidade de o Ozempic contribuir para o tratamento de distúrbios metabólicos relacionados ao acúmulo de gordura no fígado, inclusive com redução da fibrose 7.
De qualquer modo, ainda é cedo para confirmar benefícios e reconhecer os efeitos do Ozempic no fígado.
Cuidados relacionados ao uso da semaglutida
Ressaltamos que a semaglutida é indicada primariamente para auxiliar no manejo da diabetes tipo 2 e que o uso como emagrecedor é considerado off-label 1,2.Ou seja, não é encontrado entre as indicações da bula e deve ser feito apenas com orientação médica.
Inclusive, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que a venda deste medicamento só pode ser realizada com prescrição médica feita em duas vias e com retenção de receita 2.
Esse controle mais rigoroso, equivalente ao que já acontece com antibióticos, é importante para evitar o uso inadequado e fora das especificações 2.
Como reduzir gordura hepática?
Para finalizar o post, separamos dicas de como reduzir a gordura hepática e prevenir complicações para a sua saúde. Confira 4,5:
- Desenvolva uma dieta saudável, equilibrada e nutritiva: dê preferência a frutas, vegetais, gorduras saudáveis, proteínas magras e cereais integrais;
- Evite alimentos gordurosos: deixe de lado as frituras, comidas gordurosas e alimentos ultraprocessados para não elevar o colesterol e a gordura no fígado;
- Pratique exercícios: além de promover saúde e bem-estar, praticar atividades físicas ajuda a manter o peso ideal para o seu tipo físico;
- Cuide bem da sua saúde: mantenha a diabetes controlada e evite o colesterol alto para diminuir o risco de problemas no fígado;
- Faça check-ups periódicos: doenças hepáticas podem evoluir silenciosamente. Previna-se com exames médicos e acompanhamento de rotina.
Assim, encerramos o conteúdo. Se você gostou de saber mais sobre para que serve Ozempic, esteatose hepática e quais os efeitos do Ozempic no fígado, confira outras publicações do Blog de Epocler para aprender mais sobre saúde hepática.
Sobre o autor
Epocler
Epocler possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.