
Os sintomas de fígado intoxicado podem surgir logo após a exposição ou mediante interações contínuas com substâncias nocivas. Em ambos os casos, o resultado é uma lesão hepática induzida por toxinas, com potencial de causar danos e complicações para a saúde de diversas partes do corpo 1.
Geralmente, quando tocamos nesse assunto, logo vêm à cabeça os quadros de intoxicação por uso de medicamentos ou abuso do álcool. De fato, esses componentes são os maiores vilões da saúde hepática 1.
No entanto, outras condições podem desencadear a inflamação ao acumular resíduos neste órgão, com destaque para a esteatose hepática e distúrbios metabólicos variados 1,2.
Nesse post, você confere os principais sintomas de intoxicação hepática. Esse passo é relevante, pois conhecer e observar os sinais de alerta que o corpo fornece ajuda a viver com saúde. Além disso, separamos dicas práticas para prevenir a hepatotoxicidade 1. Aproveite a leitura!
Resumo
- Os sintomas de fígado intoxicado são pouco específicos e podem confundir-se com outras doenças. As principais queixas incluem: coceira, sensação de cansaço, perda de peso, náusea, dor abdominal, febre, inchaço na barriga e icterícia 1.
- Esse tipo de lesão hepática pode danificar as células do fígado e desenvolver uma inflamação similar às hepatites virais 1.
- Entre as causas da intoxicação hepática, as principais são: consumo excessivo de álcool, superdosagem de suplementos de vitamina A e intoxicação induzida por medicamentos, como suplementos à base de plantas, fármacos de uso contínuo e anti-inflamatórios não esteroides, com destaque para a superdosagem de paracetamol 1,2.
- Sobre como desintoxicar o fígado, é necessário identificar e eliminar o agente responsável pelo quadro. Além disso, é importante adotar medidas para minimizar uma nova exposição, como usar equipamentos de proteção individual, evitar o uso de álcool e fazer acompanhamento médico 1.
Conteúdos relacionados:
- Doenças do fígado: função do órgão, tipos e como tratar
- Fígado e álcool: impactos da interação + riscos da cirrose
- O que é bom para tirar gordura do fígado? Como desintoxicar?
O que é o fígado intoxicado?
Fígado intoxicado, também conhecido como lesão hepática induzida por toxinas ou intoxicação hepática, é uma condição que resulta em irritação, inflamação e danos para as células do fígado. O quadro pode ser agudo ou crônico, a depender do agente responsável, dose ingerida e metabolização dos compostos no organismo 1,2.
A exposição à toxina pode ocorrer por meio do contato com a pele, inalação pelas vias aéreas ou ingestão oral. Exemplo disso ocorre ao consumir álcool em excesso ou usar um remédio de forma inadequada 1,2.
Entre as funções do fígado está a remoção de toxinas da corrente sanguínea, resíduos metabólicos e excesso de gordura processada pelo trato digestivo. Assim, quando qualquer um destes componentes apresenta concentrações elevadas, a sobrecarga pode causar uma inflamação ou lesão hepática 1.
Quais são as principais causas da intoxicação hepática?
Entre as causas da intoxicação hepática, destacam-se 1,2,3:
- consumo de bebidas alcoólicas em excesso;
- uso abusivo de anti-inflamatórios não esteroides, como o paracetamol, drogas prescritas, fitoterápicos e extratos naturais de plantas medicinais;
- hepatite induzida por exposição a agentes tóxicos via toque, inalação ou ingestão.
Além disso, vale apontar que a reação inflamatória pode ocorrer imediatamente após interagir com uma substância nociva ou mediante interações contínuas. Respectivamente, esses quadros são tratados como intoxicação hepática aguda e crônica 1.
Principais sintomas de fígado intoxicado
Os principais sintomas de fígado intoxicado são 1:
- coceira na pele (prurido);
- perda de peso sem motivo aparente;
- cansaço e fraqueza persistentes (astenia);
- náusea;
- vômito;
- febre;
- dor na barriga;
- inchaço abdominal devido à retenção de líquidos (ascite);
- amarelamento da pele e parte branca dos olhos (icterícia);
- urina escura e com odor mais forte.
Como pode observar, a maioria dessas queixas é inespecífica. Essa característica, aliada à alta probabilidade de as lesões hepáticas serem assintomáticas, faz com que o quadro possa passar despercebido por anos 3.
Aí está o perigo, já que o diagnóstico precoce é um fator muito importante para a eficácia de tratamentos hepáticos 3.
Complicações comuns em casos de hepatotoxicidade
Além de enfrentar o incômodo dos sintomas de fígado intoxicado, a condição pode causar lesão hepática profunda e desenvolver complicações mais sérias. Há risco de 1:
- hepatite tóxica: inflamação estabelecida e com possibilidade de causar danos sistêmicos;
- cirrose: acúmulo de tecido cicatricial e perda de hepatócitos, a ponto de prejudicar o funcionamento do fígado;
- falência ou insuficiência hepática crônica: nesse caso, os danos causam sequelas permanentes e o fígado perde a capacidade de funcionar normalmente.
Como desintoxicar o fígado?
O tratamento dos sintomas de fígado intoxicado começa após identificar o que causa o quadro. Imediatamente, é necessário interromper a exposição e analisar a extensão dos danos sofridos pela membrana hepática 1.
Em geral, os principais exames para o fígado são 1:
- teste de função hepática;
- tomografia computadorizada;
- ressonância magnética;
- biópsia.
Para os casos mais simples, veja como desintoxicar o fígado 1:
- evitar remédios ou suplementos que provocam intoxicação hepática;
- evitar o consumo de álcool;
- usar equipamentos de proteção individual ao manusear produtos químicos, seja no ambiente profissional ou doméstico.
Além disso, os médicos podem prescrever hepatoprotetores e antitóxicos para auxiliar na proteção do organismo, o que permite a recuperação dos tecidos danificados 1.
Por outro lado, se os sintomas de fígado intoxicado não foram percebidos e os danos se acumularam com o tempo, reverter complicações, como a cirrose e a insuficiência hepática, pode ser impossível. Nesse quadro, apenas o transplante de fígado serve como tratamento eficaz 1.
Colina serve para toxinas do fígado?
A colina serve para toxinas do fígado e pode ser encontrada facilmente entre os ativos de medicamentos indicados para tratar doenças hepáticas. Em geral, essa recomendação é atribuída aos benefícios do aminoácido e a forma como o corpo processa essa molécula 4,5.
Tanto na forma básica quanto na associação com o ácido cítrico, que resulta no citrato de colina, a molécula é precursora da acetilcolina, um tipo de neurotransmissor que sinaliza e contribui para múltiplas funções orgânicas 4,5.
Para o fígado, a colina pode 4,5:
- ajudar a remover excessos de gordura e prevenir a infiltração de triglicerídeos;
- melhorar a atividade metabólica e a eliminação de toxinas do sistema vascular;
- combater a esteatose hepática.
Epocler elimina toxinas do fígado: veja como funciona!
O flaconete de Epocler elimina toxinas do fígado e é um medicamento indicado para tratar distúrbios metabólicos. Com uma combinação de citrato de colina, betaína e racemetionina, o produto ajuda a desintoxicar e a remover o acúmulo de gordura e restos metabólicos nas células hepáticas 6.
Para usar esse tratamento, basta tomar um flaconete, até três vezes ao dia, antes das principais refeições ou de acordo com as orientações médicas 6.
Se quiser mais informações sobre o produto, acesse a bula de Epocler e visite nossa loja online!
Epocler. Citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Junho/2025.
Sobre o autor
Epocler
Epocler possui tradição e confiança para cuidar de você e da sua família.
6. Bula do medicamento Epocler.